Principais influências tecnológicas na comunicação

A evolução tecnológica transformou a maneira como clientes e empresas interagem entre si, tornando a comunicação mais rápida e de qualidade, economizando tempo e recursos, permitindo que o atendimento ao cliente seja realizado 24h por dia, 7 dias por semana.

Muitos negócios notaram uma expansão para outros países devido a tecnologia, bem como garantir uma experiência personalizada durante todas as interações.

Uma das influências tecnológicas mais comuns que vemos atualmente é o uso de chatbots e das redes sociais.

Chatbots e inteligência artificial: os assistentes virtuais possuem uma capacidade gigantesca em atender o cliente e oferecer suporte em diferentes contextos, isso porque podemos programar os comandos conforme a mensagem enviada.

São soluções rápidas, personalizadas e em menos tempo.

Além disso, a realidade virtual abre portas para uma experiência mais imersiva como é o caso de reuniões virtuais e empresas sendo gerenciadas grande parte do ambiente virtual.

As interações sociais no virtual se tornarão mais realistas e com isso podemos vender uma solução de maneira mais profissional.

Redes sociais: são o maior exemplo do poder da tecnologia em nossas vidas e na comunicação.

Para muitos estar conectado ao Instagram ou Facebook, é uma forma de consumir entretenimento, realizar compras e interagir com amigos e familiares.

Com tantas informações disponíveis é possível compreender o perfil do seu consumidor, e criar campanhas que aumentem a conexão com o público e ao mesmo tempo venda a sua solução.

Devido a essas mudanças surgiu a necessidade de oferecer uma experiência personalizada em todos os canais.

Dicas para aumentar a qualidade do atendimento por meio da tecnologia

1 – Monitoramento em tempo real

Já pensou como seria bom acompanhar os atendimentos do seu time em tempo real, e analisar quantos usuários estão sendo atendidos, quantos estão aguardando e estão nas filas de cada setor.

Saiba tudo isso é possível através da Digisac e impacta diretamente na qualidade do atendimento. Quanto mais organizado e ágil for melhor será a experiência.

2 – Análise os dados

Utilize uma ferramenta que lhe forneça dados sobre o tempo médio dos chamados, tempo de espera, tempo por departamento, atendente e período.

Com todas essas informações podemos encontrar pontos de melhoria, como por exemplo, oferecer um treinamento para as equipes, compreender os fatores que influenciam no tempo de espera e como podemos diminuí-lo.

3 – Comunicação multicanal

Sua empresa pode utilizar Instagram, Facebook, LinkedIn, no entanto é necessário fornecer um suporte adequado em todas elas.

O cliente escolher por qual canal quer falar com seu time é excelente, mas se possível use ferramentas de PABX digital para melhorar a qualidade da chamada, e aumentar a eficiência já que podemos lidar com diferentes chamados ao mesmo tempo.

Ofereça soluções personalizadas

Quanto mais dados você tiver sobre seus clientes, mais fácil será recomendar produtos e serviços complementares ao que foi comprado ou contratado.

A personalização aumenta a satisfação, fortalece a marca e ao mesmo tempo podemos coletar mais informações sobre os usuários.

Diminuímos também as reclamações e devoluções.

Colete feedbacks dos clientes

Realize uma pesquisa de satisfação utilizando a metodologia Net Promoter Score; a partir dela conseguimos identificar promotores e detratores da sua empresa.

Para realizá-lo basta realizar a seguinte pergunta:

Qual a probabilidade de você indicar a empresa para amigos e familiares?

  • · Notas entre 9 e 10 são promotores;
  • · Entre 7 e 8 são neutros;
  • · Avaliações de 0 a 6 são detratores;

Busque entender o motivo da avaliação ser abaixo de 6 e busque resolver o problema. Normalmente essas pessoas impactam na sua reputação.

Além dessas dicas foque sua atenção em automatização de processos a partir do uso de chatbots e tente rastrear todas as interações que os clientes tiveram com sua empresa.

Ações como essas aumentam a qualidade do seu atendimento.