O impacto do Omnichannel nos negócios

O impacto do Omnichannel nos negócios

Oferecer um atendimento de qualidade ao público, independente do canal é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E para atingirmos esse resultado o Omnichannel deve ser o nosso foco.
A função do Omnichannel é garantir que todas as interações que o cliente tiver com a sua empresa sejam de qualidade.
Os principais meios que fazem parte dessa estratégia são: e-commerce, aplicativos, redes sociais, chatbots, e lojas físicas.
É necessário haver uma coesão na comunicação entre os canais, e todos devem compreender em qual estágio da jornada de compra o cliente está.
Já pensou você interagir com uma empresa na loja física e entrar em contato via WhatsApp para falar de uma questão, e o atendente não saber da sua situação.
Essa situação não deve acontecer na sua empresa e para isso vamos abordar porque o omnichannel é importante.

Os impactos do Omnichannel nos negócios

Aumento da eficiência operacional: após centralizar os dados em único local, situações como exemplificamos acima não irão ocorrer. Todo mundo saberá qual a situação de cada cliente, e como deve ser realizado o atendimento.
Fidelização de clientes: podemos desenvolver diversas ações para fidelizar clientes via Omnichannel e se você quer se aprofundar nesse tema clique aqui.
Vemos o impacto dessa ação no dia a dia porque as pessoas se sentem felizes em serem compreendidas independente do local.
Melhora na experiência do cliente: o cliente estará no centro da estratégia, pois terá uma boa interação com sua empresa em todos os locais, além de escolher qual canal irá utilizar.
Geração de dados: quando todos os canais de atendimento estiverem conectados, você terá diversos dados de como está a satisfação do cliente perante o atendimento.

Como garantir o sucesso do Omnichannel
Treine sua equipe: oferecer um atendimento consistente deve ser a meta do seu time, e para isso eles precisam estar adaptados ao omnichannel.
Faça ajustes ao longo do processo: taxa de conversão, nível de satisfação dos clientes, tempo de resposta, número de clientes fidelizados, são diversas métricas que podemos considerar para ter melhorias significativas.
Seja flexível: se adaptar às novas tecnologias e a maneira como os consumidores interagem com a sua empresa, é fundamental para ter bons resultados. Tendências surgem o tempo todo e saiba utilizá-las ao seu favor.
Integre sua comunicação: a Digisac é um exemplo de comunicação integrada, porque podemos responder comentários, dúvidas, gerar vendas, oferecer suporte de todos os canais em um só lugar; além de contar com um chatbot personalizado para ajudá-lo quando seu time não estiver disponível.
A integração na comunicação é um dos pilares para que esse método funcione.
Tenha um pós-venda de qualidade: ter um SAC (serviço de atendimento ao cliente) de qualidade garante que as dúvidas, reclamações e até elogios sejam resolvidos em pouco tempo via whatsapp, chat online ou telefone.
O cliente precisa ter fácil acesso ao seu negócio de onde ele estiver.
Construa um plano de negócios, veja quais ações voce pode realizar hoje para aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes.
As empresas que não considerarem esse aspecto perderão diversos clientes e deixarão de construir relacionamentos sólidos e duradouros.